Escolha uma Página

Formação de preços a partir do custo

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.

Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda.

A apuração dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extra-contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, etc.

Desta forma, a contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.

As despesas administrativas, apesar de não serem registradas, habitualmente, como custos contábeis, precisam ser mensuradas e acrescentadas à planilha de custos, para a correta formação do preço, pois se tratam de encargos necessários e que devem ser remunerados pelas vendas.

Quanto ao lucro, convém ressaltar que este pode ser fixado por produto, por hora de serviço ou atividade, ou ainda em termos de percentual sobre as vendas.


Formação de preços a partir do custo

Formação de preços a partir do custo

Planilha Formação de Preços e Elaboração da Demonstração de Resultados.

Personalizada e Editável

Faça o seu Planejamento Orçamentário (Budget & Forecast Vs Actuals) de vendas e Elaboração das Demonstrações Financeiras e Análise de Resultados Desenvolvida Especialmente para Empresas Enquadradas no Regime de Tributação “Simples Nacional” e Micro Empreendendor Individual “MEI” Pequenas e Média Empresas.

Acompanha Planilha Personalizada Editável para Formação de Preços de Vendas.

Balanço Patrimonial
Demonstração de Resultados
Fluxo de Caixa (Direto/ Indireto)
Demonstração e Valor Adicionado – DVA
Indicadores Financeiros
Medida de Valor para Acionista – MVA
Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC
Observe na segunda aba estão as variáveis para calculo dos impostos.

O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Acoes), instituiu a Demonstracao do Resultado do Exercicio.

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical Horizontal e demais indicadores financeiros.


Formação de preços a partir do custo